Em visita de fiscalização ao município de Rio Negro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (SIEMS), Helena Delgado e o Secretário Geral, Lazaro Santana, estiveram reunidos com os trabalhadores do Hospital Edimaque Paes Ferreira. Conforme explicou a presidente, já existe na justiça do trabalho uma ação movida pelo SIEMS visando o pagamento do adicional por assiduidade dos últimos cinco anos que não foram pagos.
“Durante reunião a administração patronal informou não haver nenhum interesse em acordo com a categoria. Por isso o sindicato irá manter ação e aguardar a sentença final. Já existe uma sentença favorável, pois o processo foi julgado a revelia devido a falta de comparecimento de representantes do hospital nas audiências”, explicou a líder sindical.
Ela e o secretário geral ressaltaram que ao fiscalizar in loco a instituição, constataram uma “realidade assustadora ao que se refere ao desrespeito aos direitos dos trabalhadores”.
“Nos indignou o fato dos funcionários não receberem adicional noturno. Os trabalhadores em escala de 12X36hs não recebem alimentação, pela convenção de trabalho o fornecimento de alimentação é OBRIGATÓRIO neste regime de serviço. Não pagam horas extras, conforme sentença normativa. Falta pagamento de férias e 1/3 do salário antes do período aquisitivo”, discorreu Helena.
Ressaltando que muitos acumulam de três a quatro anos sem férias, falta do depósito de FGTS e recolhimento de INSS. A líder sindical afirmou que diante do tamanho desrespeito aos trabalhadores da enfermagem o SIEMS está solicitando a realização de Mesa Redonda e fiscalização por parte do Ministério do Trabalho no referido hospital.
“Durante o anos acontecem dois grandes eventos na cidade de Rio Negro: a Feira Agropecuária e o Carna Rio e durante esses eventos a cidade recebe milhares de pessoas. Mesmo assim a administração mantém apenas UM funcionário para atender a noite. Aconteceram vários casos de agressão verbal e física de pessoas alcoolizadas. Essas situações estão expondo os trabalhadores e o SIEMS não aceitará! Estamos encaminhando pedido de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem. Também para averiguar o fato do hospital não possuir responsável técnico”, concluiu.